Últimas publicações
Partilha
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Sabia que nas férias o seu automóvel precisa de atenção redobrada?

Mais esforço debaixo do sol, sobre alcatrão a altas temperaturas, viagens mais longas… O verão pode ser duro para o seu automóvel, e pode representar surpresas desagradáveis, quando menos se quer.

Para evitar que isso aconteça, o melhor é preparar o seu carro:

1. Confirme o estado do ar condicionado

Ligue o sistema e certifique-se de que o ar frio funciona corretamente nos modos selecionados e nas aberturas apropriadas. Caso isso não aconteça, é hora de ir à oficina e verificar o ar condicionado.

2. Inspecione correias e tubos do circuito de refrigeração do motor

Os componentes de borracha do motor devem ser inspecionados, pois são responsáveis por várias funções críticas. As correias devem ser verificadas para identificar eventual desgaste. Em relação aos tubos do circuito de refrigeração do motor, é necessário verificar a sua estanquicidade. Tubos com fissuras, entupidos, com fuga ou desgaste devem ser imediatamente tratados.

3. Verifique os fluidos

Verifique a qualidade e a quantidade dos fluidos de refrigeração / lubrificação no motor. O refrigerante deve estar limpo e no nível indicado. De 2 em 2 anos, o líquido refrigerante do circuito do motor deve ser substituído. Caso exista a necessidade de repor o nível do circuito de refrigeração, deverá ser utilizado o líquido equivalente. O óleo do motor é fundamental para o seu correto funcionamento e, principalmente, lubrificação. 

4. Veja o estado dos pneus

A pressão dos pneus deve ser verificada todos os meses. Pressão a mais ou a menos aumenta o desgaste dos pneus e interfere na segurança da viatura. 

5. Confirme o estado da bateria

A maneira mais fiável é verificar o estado da bateria com o equipamento específico. Procure uma oficina para efetuar o diagnóstico ao estado da sua bateria. Se for necessário, faça a substituição da mesma.

6. Analise vidros, escovas e luzes

Os contrastes de temperatura – entre a hora de calor e o anoitecer – podem ser suficientes para estilhaçar em andamento um para brisas que tenha apenas um pequeno dano. Se o seu para brisas tiver algum risco ou pequena rutura, não hesite em repará-lo. Verifique também se todas as luzes estão em boas condições e qual o estado das escovas limpa para brisas.

7. Refrigeração do motor

Com o calor pode haver alguma evaporação no circuito fechado de liquido de refrigeração do motor. Verifique o nível do liquido refrigeração e caso seja necessário reponha o nível com água. Se tiver de fazê-lo novamente, deverá procurar uma oficina pois pode estar com uma fuga no circuito de refrigeração. Verifique também o depósito do limpa para-brisas.

Caso necessite da nossa intervenção, contacte a nossa oficina.

Agora que o seu carro está preparado para o verão, já poderá seguir viagem com toda a segurança.
Boas férias!

Últimas publicações
Partilha
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn