Mais elegante, mais tecnológico e mais seguro
O Renault Espace, lançado pela primeira vez em 1984, foi transformado em monovolume crossover e integra a mais recente tecnologia do Grupo Renault.
Com a nova abordagem estética da Renault, também o Espace teve um redesign, destacando-se na dianteira os novos faróis adaptativos LED Matrix Vision com formato luminoso em “C”, a nova grelha inferior e o friso cromado transversal presente em todos os topos de gama da marca. A parte traseira também foi renovada, contando agora com um novo para-choque que reforça o espírito de crossover, dois tubos de escape com forma oval que lhe conferem um ar mais desportivo e ainda a nova assinatura de iluminação LED.
No interior, também encontramos muitas novidades, nomeadamente, uma renovação da consola central suspensa que agora está mais prática e elegante, com mais espaço de arrumação fechado, porta bebidas, entradas USB e ainda um suporte para smartphone com função de carregamento por indução. Na consola central encontram-se também os principais comandos como o acesso ao EASY LINK, ao MULTI-SENSE e ao travão de estacionamento assistido.
Disponível nas versões de 5 e 7 lugares, o Novo Espace oferece um nível de conforto digno da Classe Executiva, para que os ocupantes viajem nas melhores condições. Os bancos da terceira fila são retráteis, podendo ser recolhidos para o interior do piso, o que permite obter um espaço de carga plano que, desta forma, pode atingir os 2101 litros.
Motores
Tal como a marca Renault já nos tem vindo a habituar, também a Nova Espace, terá motores de elevada eficiência e desempenho e estará disponível tanto em motores a diesel com a gasolina.
A gasolina, o TCe 225 EDC FAP foi formulado para melhorar o conforto e prazer na condução, sendo um motor 1.8 de quatro cilindros, com turbocompressor, injeção direta e uma caixa de velocidades automática de dupla embraiagem de sete velocidades.
Já diesel, existem duas opções: a Blue dCi 160 EDC e a Blue dCi 200 EDC. Ambas, com 2.0 litros de cilindrada e caixa automática de dupla embraiagem e sete velocidades.
Os motores a diesel são equipados com a tecnologia antipoluição SCR (Selective Catalytic Reduction), com sistema de injeção de AdBlue que permite uma redução das emissões de NOx.
Sistema EASY CONNECT
O novo sistema EASY LINK, presente no Renault Espace, conta com um ecrã de 9.3 polegadas com interface totalmente personalizável e com possibilidade de conexão a Android Auto ou Apple CarPlay. Este sistema permite que o utilizador pesquise moradas, preços dos combustíveis na área que se encontra, meteorologia e informações de trânsito atualizadas em tempo real.
É ainda possível utilizar a app My Renault para contactar com o veículo à distância e obter informações como localização do automóvel, trancar e destrancar as portas, controlar as luzes e buzina e enviar percursos para o EASY LINK.
Conta com uma experiência de escuta superior em todos os lugares, com 5 ambientes sonoros disponíveis graças aos 12 altifalantes que oferecem ainda mais potência.
Sistema EASY DRIVE
O sistema EASY DRIVE engloba todos os mecanismos e tecnologia que ajudam na condução. É possível dividir este sistema em três grandes grupos: segurança, assistência e conforto.
Segurança:
- Sistema de travagem de emergência ativa com deteção de peões
- Alerta de angulo morto
- Alerta de excesso de velocidade com reconhecimento de sinais de trânsito
- Alerta de transposição de involuntária de via / Sistema de assistência na transposição involuntária de via
Assistência:
- Sistema de assistência na condução em autoestrada e transito
- Regulador de velocidade adaptativo
- Regulador e limitador de velocidade
- Sistema inteligente de comutação automática dos faróis – LED Matrix Vision
Conforto:
- Câmara 360º
- Sistema de ajuda ao estacionamento traseiro, lateral e dianteiro
- Alerta de obstáculo traseiro
- Advanced Park Assist
Advanced Park Assist
O Advanced Park Assist (APA) é um sistema que o auxilia no momento de estacionar o seu automóvel. Assim que o ativar é necessário selecionar o tipo de estacionamento que pretende (paralelo, perpendicular ou em espinha). Posto isto, o sistema vai procurar o primeiro lugar que corresponde às características selecionadas e que tenha espaço suficiente para a viatura (45 cm de margem traseira e dianteira), recorrendo aos integrados 12 sensores por ultrassons (4 à frente, 4 atrás e 4 nas extremidades laterais dianteiras e traseiras). Assim que o sistema encontre um lugar, o condutor só precisa de colocar a marcha-atrás e o sistema encarrega-se de realizar o estacionamento.
A qualquer momento pode interromper a manobra e recuperar o controlo total do veículo, bastando rodar o volante ou carregar no pedal do travão.
Sistema MULTI-SENSE
Graças ao Renault MULTI-SENSE e aos seus quatro modos de condução, pode coordenar e personalizar todos os desempenhos do Novo Espace.
Os quatro modos de condução disponíveis são: MY SENSE, ECO otimizado, COMFORT e SPORT. O modo ECO, como o próprio nome indica, permite ter a condução mais económica possível e através do novo parâmetro “Roda livre” com (EDC) é possível reduzir o consumo e as emissões de CO2. Já o modo COMFORT proporciona-lhe uma condução mais serena e o modo SPORT prioriza o prazer da condução. Por último, o modo MY SENSE, é a combinação dos antigos modos “neutro” e “personalizado”, o que faz com que possa escolher a forma como mais aprecia conduzir.
No interior, o Novo Espace, possui exibição dos instrumentos num ecrã TFT de 10 polegadas e ainda é possível personalizar o ambiente luminoso com as 8 cores disponíveis.
O lançamento do Novo Espace está previsto para a primavera de 2020 e promete destacar-se mo segmento dos monovolumes crossover.
Comparativo
Renault Espace (Initiale Paris) versus Seat Alhambra (Xcellence 7)
O Novo Renault Espace destaca-se pelo seu design potente, distinto e estatuário, já o Seat Alhambra mantém um design funcional sem grandes detalhes de inovação e destaque.
Relativamente à tecnologia o Seat Alhambra conta com um ecrã tátil de 6,5” com atualização de mapas durante 3 anos e conexão ao Android Auto e Apple CarPlay. Já o Renault Espace possui EASY LINK de 9,3” com conexão 4G, conexão Android Auto e Apple CarPlay. Tem também carregador de smartphone por indução e um sistema de som premium Bose, que não se encontram presentes no Seat Alhambra.
Um ponto forte do Novo Renault Espace é o Sistema de ajuda à condução e ao estacionamento, com LED MATRIX Vision, regulador de velocidade adaptativo com assistente autoestrada e tráfego, Advanced Park Assist, Alerta de obstáculo traseiro, alerta de deteção de fadiga e Auto-Hold. Todas estas funções não se encontram presentes no modelo da concorrência.
A nível de prazer de condução, o Renault Espace, destaca-se pelo 4CONTROL com amortecimento pilotado, pelo conforto em todas as circunstâncias e pelo comportamento em estrada perfeito. Está disponível em motorizações a diesel (160 e 200 cv) e gasolina (225 cv). Já o Seat Alhambra foi considerado um veículo pesado, com pouca agilidade, atrito de rolamento e apenas existe na motorização a diesel.
Renault Espace (Initiale Paris) versus Peugeot 5008 (GT)
Uma das grandes vantagens do Renault Espace em comparação com o Peugeot 5008 encontra-se na tecnologia. O modelo da Renault tem mais equipamento com EASY LINK 9,3”, com Android Auto e Apple CarPlay, conexão 4G (3 anos) e sistema de som premium Bose (12 HP, 5 modos de escuta). Já o Peugeot 5008 conta com um sistema multimédia mais pequeno de 8” com serviços TomTom e sonorização Hi-Fi Focal como opção.
O Renault Espace conta com sistemas de ajuda à condução e ao estacionamento que não encontramos no Peugeot 5008.
A nível de motor, as versões a diesel e a gasolina do Espace são mais potentes do que o 5008, isto é, o Renault disponibiliza a versão a gasolina com 225 cv enquanto o Peugeot apresenta 130 cv. A diesel, o Renault Espace possui 200 cv contra os 180 cv do Peugeot 5008.
Também o volume de bagagem do Espace é superior ao do 5008.
Renault Espace (Initiale Paris) versus Ford S-MAX (Vignale)
A nível de multimédia e conectividade, o Renault Espace, destaca-se já que possui EASY LINK 9,3” (Android Auto e Apple CarPlay), conexão 4G (3 anos) e sistema de som premium Bose. Já o Ford S-MAX tem um sistema multimédia mais antiquado com navegação SYNC 3 Bluetooth e comandos vocais e um ecrã 8” apenas disponível como opção. Também o pack de som premium se encontra como opção.
O Ford X-MAX está apenas disponível com motorização a diesel enquanto o Renault Espace tem possibilidade de motorização a diesel e gasolina. O prazer de condução do Novo Espace é uma vantagem devido ao seu comportamento mais flexível, com agilidade surpreendente com o 4CONTROL com amortecimento controlado.
O design do Espace é potente, distinto, elegante e estatuário, já p do S-MAX é mais sóbrio e com menos audácia. Podemos considerar o Espace como um verdadeiro premium devido às suas jantes 19”, contra as de 18” do S-MAX, ao LED MATRIX Vision, comparadas às luzes LED adaptativas e à sua qualidade de acabamentos.
O Renault Espace, é o único modelo comparado que possui sistema de ajuda à condução e ao estacionamento com deteção de veículos atras, alerta de deteção de fadiga, LED MATRIX Vision, regulador de velocidade adaptativo com assistente autoestrada e tráfego.