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Novo Clio E-Tech: O primeiro “full hybrid” da Renault

Clio vai integrar pela primeira vez uma motorização “full hybrid”

Esta versão “full hybrid” oferece uma experiência única, devido à sua capacidade de circulação em modo elétrico e à reatividade nos arranques e acelerações.

Promete impressionar pela sua capacidade de regeneração de energia, já que, 80% do tempo nas deslocações urbanas será realizado em modo 100% elétrico.

Possui dois motores, um a combustão e outro elétrico. Neste caso, o motor elétrico serve de apoio ao motor a combustão e trabalham em sintonia ou de forma autónoma, garantindo uma melhor performance comparativamente com os carros exclusivamente a combustão, pois estes últimos, têm um atraso na entrega de potência e não atingem o seu pico de binário nas rotações mais baixas. O mesmo não ocorre no Clio E-TECH, que tem uma entrega instantânea e linear de potência.

O Clio E-TECH não necessita de ser carregado, já que, a energia das baterias se regenera com a utilização.

As principais vantagens de comprar um carro híbrido são diversas, nomeadamente:

  • consumos mais baixos
  • melhor performance
  • mais potência
  • vários apoios fiscais e incentivos

O Novo Clio E-TECH emite cerca de metade dos gases poluentes de um carro exclusivamente a combustão, logo o valor de IUC pago é substancialmente mais baixo, quando comparado com um carro a diesel ou gasolina.

Novo Clio E-Tech: O primeiro “full hybrid” da Renault 1

Vem equipado com uma caixa de velocidades inteligente multimodo, isto é, caixa automática com conversor de binário e dupla embraiagem, que visa assegurar o máximo de eficiência e de prazer de condução em meio urbano ou fora dele.

Novo Clio E-Tech: O primeiro “full hybrid” da Renault 2

Design

Exteriormente, o Clio E-Tech, mantém o chassi do “tradicional” Clio V, diferenciando-se apenas na presença de pequenos pormenores em azul alusivos à sub-marca E-Tech. Também as jantes e cores são as já existentes como opção para o Clio V.

A capacidade de bagageira permanece inalterada quando comparado com as restantes motorizações do Clio V, ou seja, tem capacidade para 330 litros.

No seu interior, o painel de bordo apresenta animações especificas para a versão “full hybrid”, como, por exemplo, o estado de recarga da bateria e a utilização do motor térmico. O botão Stop & Start, presente nas restantes motorizações, é substituído pelo botão “EV” específico que permite forçar a circulação em modo elétrico, dependendo do nível de carga da bateria disponível.

Cada detalhe conta e o Clio E-Tech conta com materiais e acabamentos de grande qualidade. Sinta-se no futuro e desfrute das tenologias que este automóvel tem para lhe oferecer, como o grande ecrã multimédia tátil de 9.3” e o travão de estacionamento assistido com função Auto-Hold.

Motores e performance

Com mais de 10 anos de experiência e de conhecimento nos automóveis elétricos e décadas de envolvência na F1, a Renault, desenvolveu o motor híbrido E-Tech, com mais de 150 patentes

Este novo modelo inova pela presença de um motor a combustão (gasolina), um pack de baterias de 1.2 kWh de capacidade e dois motores elétricos, sendo um de maiores dimensões com 36 kW de potência (49 cavalos). O segundo, acoplado diretamente ao motor térmico, é bastante mais pequeno e possui 20 cavalos de potência. Quando em uso, a mudança do modo a combustão para o modo elétrico, e vice-versa, é praticamente impercetível e não requer nenhuma intervenção do condutor. O sistema E-TECH escolhe, automaticamente, o modo mais apropriado para a situação, de forma a otimizar as emissões e o consumo de combustível, enquanto garante a resposta imediata e o prazer de condução.

O motor a gasolina é um 1.6, com quatro cilindros, 91 cavalos de potência e 144 Nm de binário. Este, foi otimizado com o objetivo de se tornar ainda mais eficiente e de se conseguir adaptar num sistema híbrido em série, paralelo ou paralelo/série.

Relativamente à potência combinada do sistema híbrido, tem 140 cavalos, sendo suficiente para impulsionar dos 80 aos 120 km/h em apenas 6,9 segundos, garantindo um consumo médio (WLTP) de 4,5 l/100 km e emitindo menos de 100g de CO2/km.

Em modo totalmente elétrico, o Novo Clio E-TECH pode circular até aos 70-75 km/h.

Caixa de velocidades inteligente

Equipado com uma caixa de velocidades automática, torna a sua utilização o mais simples e confortável possível, pois as trocas entre modos de condução e a caixa são praticamente impercetíveis para quem está a conduzir. 

A transmissão inteligente multimodo assume-se como a “chave” para a eficácia desta inovadora solução híbrida.

Na caixa de velocidades estão alojadas duas transmissões. A primeira, utilizada em veículos de competição, é uma caixa de velocidades de dentes direitos e serve o motor a combustão e garante rapidez e precisão. Já a segunda, para o motor elétrico principal, possui duas desmultiplicações (uma para as velocidades mais baixas e outras para as velocidades mais elevadas) que apoiam o motor a combustão.

O arranque é feito com recurso ao modo elétrico e com 1.6 desligado até ser necessário. Mesmo que o sistema detete que não existe carga suficiente nas baterias para arrancar, o motor a combustão só se mantém em funcionamento até às baterias do modo elétrico terem energia suficiente para continuar.

Caso seja necessária uma capacidade adicional de aceleração, os três motores trabalham em conjunto para garantir que existe potência suficiente.

Capacidade de Regeneração e Travagem Regenerativa

O Clio E-Tech dispõe de um inovador sistema de regeneração de energia que transforma a energia cinética das desacelerações e travagens em energia elétrica que é armazenada nas baterias.

A Travagem Regenerativa faz com que quando o condutor pressionar o travão, o processo de travagem seja despoletado eletricamente e possa ser complementado, caso seja necessário, com a força de travagem hidráulica oriunda das pastilhas de travão. Também aqui o motor elétrico providencia a força de travagem adicional e recupera o excesso de energia para o devolver à bateria. A Travagem Regenerativa combinada com a elevada capacidade de auto carregamento das baterias de 1,2 kWh (230V) e ao rendimento do sistema E-TECH, permitem que, até 80% do tempo de circulação em meio urbano seja realizado em modo 100% elétrico, fazendo com que exista uma poupança de consumo de cerca de 40% face a um motor térmico.

Tal como na Fórmula 1, a energia cinética pode ser recuperada na desaceleração ou na travagem e transformada em energia elétrica para recarregar a bateria. Nos modelos de série, e especialmente em autoestrada, o sistema de gestão de energia intervém, forçando o motor a operar neste regime ideal de rendimento, de forma a promover o recarregamento da bateria. Esta energia adicional armazenada poderá então ser usada para ajudar o motor de combustão nas acelerações mais fortes, ou para assegurar uma viagem 100% elétrica quando o itinerário planeado percorre zonas urbanas.

Quando o automóvel está no modo D (Drive) e o condutor retira o pé do acelerador, o motor elétrico principal passa a funcionar como gerador e recupera a energia que é encaminhada para as baterias. Para potenciar a capacidade de regeneração de energia, basta selecionar o modo B (Brake) na caixa e existe um maior aproveitamento de energia e um efeito de “travão” mais evidente.

Todos estas inovações têm um propósito em comum, garantir que o Clio E-Tech é eficiente, económico, ecológico e fantástico de conduzir.

Sistema EASY DRIVE

Tal como o Novo Clio V, também o Novo Clio E-Tech tem tecnologias inovadoras integradas para uma condução o mais simples possível. As tecnologias disponíveis são:

Regulador e limitador de velocidade

Este sistema permite-lhe definir uma velocidade ou uma velocidade máxima através dos comandos presentes no volante.

Renault LED Pure Vision

O Clio E-Tech está equipado com potentes faróis Full LED Pure Vision e comutação automática das luzes de estrada/cruzamento, para lhe oferecer uma melhor visibilidade.

Novo Clio E-Tech: O primeiro “full hybrid” da Renault 7

Easy Park Assist

O Easy Park Assist é um sistema de ajuda ao estacionamento mãos livres.  Permita que o seu automóvel estacione na perfeição, num piscar de olhos. Só é necessário selecionar o tipo de estacionamento que pretende (paralelo, perpendicular ou em espinha). Posto isto, o sistema vai procurar o primeiro lugar que corresponde às características selecionadas e que tenha espaço suficiente para a viatura (45 cm de margem traseira e dianteira). Assim que o sistema encontre um lugar, o condutor só precisa de colocar a marcha-atrás e o sistema encarrega-se de realizar o estacionamento. 

A qualquer momento pode interromper a manobra e recuperar o controlo total do veículo, bastando rodar o volante ou carregar no pedal do travão.

Novo Clio E-Tech: O primeiro “full hybrid” da Renault 8

Câmara 360

Equipado com 4 câmaras, cujas imagens reconstituem o ambiente 360° em torno do veículo, permite-lhe executar manobras sem esforço e reduzindo o perigo envolvente.

Novo Clio E-Tech: O primeiro “full hybrid” da Renault 9

Sistema de assistência na condução em autoestrada e trânsito

Inovação única no segmento, faz com que consiga manter-se no centro da sua via e gerir a velocidade, até à paragem completa, em função do trânsito. Este sistema proporciona-lhe maior tranquilidade ao conduzir em autoestrada e com trânsito intenso.

Novo Clio E-Tech: O primeiro “full hybrid” da Renault 10

O Novo Clio E-Tech estará brevemente disponível no seu concessionário Confiauto Renault e promete ser tao eficiente, económico e ecológico, como divertido de conduzir.

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